quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lançamento



Lançamento

"Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para livrar-se dele", como é sábia essa idéia de Jorge Luis Borges!

Escrevi o último conto do Bola da Vez seguramente há dois meses, desde então estou reescrevendo. A cada revisão aparece uma coisa, e outra, e mais outra. Aquela vírgula indecisa, aquele ponto-e-vírgula desonesto, aquela exclamação que perdeu a força, os artigos que vão sobrando e as pequenas dúvidas que a pesquisa não deu conta de cobrir te apavorando no meio da noite: será que teve horário de verão na Espanha em 1982 durante a Copa? O site oficial da FIFA não diz nada... e você levanta no meio da noite, abre o Google e vasculha até encontrar alguma coisa ou corre no dia seguinte entra na livraria e abre o "Manual de todas as Copas" cheio de avidez e esperança.

Por fim, entregue o texto final, há o consolo dele não ser o final: é o final até aqui, afinal. "Nós nunca terminamos uma obra de arte, nós a abandonamos", que idéia consoladora! E sempre haverá a hipótese de uma segunda edição, revista!

No compasso de espera de um livro pronto, fica-se esperando a Biblioteca Nacional fornecer o número do ISBN. É aquele número que diz que o seu livro existe na História Bibliográfica do país, é importante! Mas é no Rio de Janeiro, entendem a contradição?

O número é fornecido por apenas um órgão, que fica em terras cariocas, que a despeito de poderem preparar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, parecem ter certa dificuldade em conseguir catalogar um título e um autor sem entraves burocráticos e uma espera de mais de trinta dias. Mas eu tenho fé!

Como tenho fé que a minha entrevista de duas páginas na Revista UP! não tenha sido destruída pelo apagão ( perderam tudo numa pane de HD ), também tenho fé que a minha entrevista para a Livraria da Folha não será atropelada pelos lançamentos de Natal e também tenho fé que não choverá no dia 06 de dezembro. E a fé é tanta que marquei o lançamento para esse dia. É um domingo e o lançamento será entre o final da manhã e o início da tarde. A idéia foi dificultar ao máximo as desculpas para não ir.

E como sonhar, ter fé e torcer são de graça e não fazem mal, estou apostando nos três para conseguir que o lançamento seja no local que mais desejo. Existe a possibilidade, ainda não confirmada, de que o lançamento seja no coreto da Praça Don Orione, no Bixiga, claro, no domingo durante a feira.

Para quem conhece o local e a feira, sabe que vale a pena sonhar e ter fé. Para quem não conhece e pretende ir ao lançamento, convido a torcer. A foto é essa que abre a postagem e a feira que acontece ali aos domingos é sensacional. Ótima oportunidade para um passeio de domingo, para um almoço bom e barato e para as compras de Natal - além do livro Bola da Vez que é um ótimo presente.

Então é isso: o lançamento será no dia 06 de dezembro, das 10h às 14h, chegue a hora que puder e quiser, mas chegue, na Praça Don Orione. Se nossa torcida funcionar, será no coreto da praça, senão, vou tentar algum lugar no entorno e aviso, mas eu tenho fé!